<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d21165906\x26blogName\x3d%7B+Frugal+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://intavola.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://intavola.blogspot.com/\x26vt\x3d3774310270528278823', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

21.2.06

A arte de servir

A arte de por a mesa é um reflexo do modo de vida das pessoas, dos utensílios existentes, dos modismos e dos hábitos alimentares ao longo da história.

A arte de fazer comida também está relacionada com a arte do serviço. Na Grécia e Roma antigas, os alimentos eram preparados em bocadinhos, reduzidos a purê e a croquetes devido à posição com que gregos e romanos comiam: deitados de lado e apoiados sobre o cotovelo. Em muitos países asiáticos se come unicamente com os palitos chamados Hashi enquanto que em países árabes como o Marrocos, por exemplo, ainda se usa as mãos.

Na nossa história ocidental, o aparecimento dos pratos e talheres como usamos hoje se deu há três séculos. No início do século XVII o garfo tinha apenas dois dentes e o copo começava a substituir uma espécie de garrafinha de metal onde se bebia.

Já nos idos de 1700 a prataria para os serviços de luxo foi criada. O garfo passou a ter quatro dentes enquanto que a faca ainda nem existia. Depois de todos os modismos com relação ao formato e decoração dos pratos, com seus desenhos, bordas e tamanhos inspirados nos estilos arquitetônicos existentes, vimos aparecer no início do século XX os pratos de formas mais simples e os talheres como os conhecemos.

Serviço Convencional
É para um pequeno número de convidados. Todos sentados à mesa e a dona da casa serve os convidados. Siga a regrinha simples para não errar, primeiro as mulheres, começando pelas mais velhas, depois os homens. Já como convidada é de bom tom aguardar a dona da casa iniciar a comer.

Serviço à Americana
É para situações mais informais. Você pode alocar a comida no aparador e as pessoas vão se servindo. Para um número menor de pessoas, todos podem sentar-se à mesa. Em reuniões maiores, as pessoas vão se acomodando nas cadeiras, sofás e poltronas. Neste caso lembre-se de um cardápio mais amigável para o manuseio dos talheres. Já pensou ter que comer a lagosta inteira equilibrando o prato no colo?

Cada um começa a comer conforme vai se servindo.

Atenção: jamais e em hipótese alguma empilhe os pratos na hora de retirá-los; isso é horrível e imperdoável.

Serviço à Francesa
É o recomenda para situações realmente formais. Somente é possível para jantar sentado, portanto para um limitado número de convidados. Você pode colocar uma identificação com o nome de cada convidado e o lugar em que deve se sentar. Intercale homens e mulheres.

Como a colocação e retirada dos pratos têm lado certo e a apresentação individual das travessas com a comida também, é bem provável que você vai ter que contratar uma copeira bem treinada em servir à francesa. Ela deverá estar usando uniforme preto com avental branco com renda tipo "lazy", engomado e impecável. Meias e sapatos combinando. O cabelo deve estar preso. Além de servir todos os pratos, ela terá a incumbência de servir às bebidas. Eventualmente você pode usar até duas copeiras: uma incumbida da comida e outra da bebida.

A copeira bem treinada, serve primeiro as mulheres e a anfitriã, depois os homens e o anfitrião. Todos só devem iniciar a comer quando a anfitriã começar, em todas as rodadas de pratos (entrada, principal, sobremesa, etc.).

Luz de velas, em tempo de racionamento, é um complemento perfeito, mas cuidado ao escolher à altura das velas para não incomodar os convidados (devem ser baixinhas ou bem acima da altura dos olhos).

Você sabia que até alguns anos atrás, senhoras da sociedade se reuniam para almoços à luz de velas?

Serviço à Brasileira
Todos se sentam à mesa e a comida é servida em travessas e terrinas das quais cada um se serve. É um serviço informal, prático e confortável.


Hoje em dia é chique você preparar sua mesa com muita criatividade. É liberado o uso de cores vivas, pratos e cristais de tamanhos, formas e cores diferentes, artigos rústicos ao lado de peças modernas, enfim, o bom-gosto é o seu gosto e a sua arte, contanto que a mesa esteja aconchegante e a comida gostosa.

A mesa é o lugar da reunião, dos papos do momento, das estórias contadas, das trocas afetuosas, dos silêncios e das risadas e do prazer de degustar e compartilhar.