<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d21165906\x26blogName\x3d%7B+Frugal+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://intavola.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://intavola.blogspot.com/\x26vt\x3d3774310270528278823', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

9.9.02

Feijoada - Parte II

Com a queda da temperatura, não há quem resista a um prato mais substancioso.

E a melhor pedida para esses dias frios qual é?

Feijoada do Bolinha (a melhor e mais famosa de SP)
Porções: 6

Ingredientes
- 200 g de carne seca bovina
- 200 g de costela de porco salgada ou defumada
- 200 g de pé de porco salgado
- 100 g de rabo de porco salgado
- 100 g de orelha de porco salgada
- 150 g de lombo de porco defumado ou salgado
- 100 g de lingüiça paio
- 100 g de lingüiça portuguesa
- 100 g de língua de boi defumada
- 50 g de bacon

Feijão Preto
- 900 g de feijão preto
- 200 g de cebola picada
- 100 g de alho picado
- 6 folhas de louro
- 2 laranjas com casca (bem lavadas)

Preparo
Coloque o feijão de molho 10 horas antes.
Limpe bem as carnes salgadas tirando o excesso de gorduras e nervuras; limpe os pêlos e coloque-as de molho em água por 24 horas, trocando a água 3 a 4 vezes durante este período.
Ferva as carnes salgadas (pé, rabo, costela, orelha), a língua defumada e o bacon em peças inteiras, durante mais ou menos 1 hora em fogo forte e jogue a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura que não queremos.
Depois disso, lave-as bem em coloque-as então para cozinhar em água nova com o feijão, as folhas de louro e as laranjas em metades por mais 1 hora. Lembre-se: é muito importante tirar com uma concha toda a gordura que aflora na superfície da panela durante o cozimento.
Após este tempo, coloque o lombo, a lingüiça e o paio, retirando antes as metades das laranjas, que já cumpriram a sua missão de ajudar a cortar a gordura das carnes.
Continue a jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.
Após mais 30 minutos, comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de cozimento no mesmo tempo; retire e reserve as que já estiverem no ponto.
Numa frigideira, doure bem a cebola e o alho em uma xícara de óleo previamente aquecido e coloque uma concha do feijão com seu caldo. Misture bem e deixe cozinhar por aproximadamente 1 minuto, juntando depois na panela do feijão.
Corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 15 a 20 minutos em fogo brando, para apurar o feijão.
Se necessário, corrija o sal.
Sirva com arroz branco e couve refogada no azeite e alho, farofa de farinha de mandioca, com uma porção de mandioca frita bem torradinha e de torresmos bem crocantes.

Dica de mãe: de um dia para o outro a feijoada fica muito mais saborosa.

De arriar os bigodes!


Para saber mais:
+ Bolinha Restaurante