<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/21165906?origin\x3dhttp://intavola.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

6.9.02

Pistaches

Quando você vê aquele potinho de pistaches (Pistacia vera L.) na prateleira do supermercado, custa a acreditar que esses deliciosos frutos além de irresistíveis, fazem um bem enorme à saúde e são fontes de muitos nutrientes e vitaminas. O produto também ajuda a reduzir o nível do colesterol ruim (LDL) e é rico em fitosterol, substância que é uma aliada na prevenção de certos tipos de câncer e reduz o nível do colesterol do sangue.

Como se não bastasse, as sementes do fruto produzem um óleo amarelo-pálido com sabor levemente picante adocicado e com propriedade amornante, que tem ação no baço, no pâncreas e nos rins.

Segundo a medicina chinesa, o pistache aquece a energia dos rins e o QI mediano. O óleo protege a mucosa gástrica e lubrifica os intestinos evitando a gastrite e a prisão de ventre. Ele ainda ajuda no tratamento das lombalgias, na impotência sexual e na fadiga sexual.

Atenção:
Apesar de tantos benefícios, o pistache é um alimento com alto teor calórico -- uma unidade com casca possui aproximadamente 32 calorias.