<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d21165906\x26blogName\x3d%7B+Frugal+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://intavola.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://intavola.blogspot.com/\x26vt\x3d3774310270528278823', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

8.9.02

Delícias italianas

A influência da cultura italiana nos hábitos e na culinária brasileira são incontestáveis. E uma das primeiras coisas de que se lembra ao falar em Itália são as massas, o molho e as festas.

Abaixo listo um calendário básico para as festas italianas que acontecem na cidade de São Paulo anualmente:

Nossa Senhora de Casaluce
R. Caetano Pinto, 608 - Brás
(todos os finais de semana de maio)

São Vito
R. Fernandes Silva, 96 - Brás
(todos os finais de semana de julho)

Nossa Senhora Achiropita
R. 13 de Maio, 478 - Bexiga
(todos os finais de semana de agosto)

San Gennaro
R. San Gennaro, 160 - Moóca
(todos os finais de semana de setembro e nos dias 5, 6 e 12 de outubro)


E nessas festas, além do macarrão com molho, uma vedete não pode faltar: a rainha fogazza!

Confira abaixo uma receita muito fácil.

Fogazza Tradicional (Focaccia Tradizionale)
Porções: 40

Ingredientes
- 1 kg de farinha de trigo
- 6 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 4 tabletes de fermento para pão
- ½ litro de leite (ou o suficiente para amassar)

Recheio
- 500 g de mussarela
- 4 tomates sem sementes
- sal a gosto
- 1 colher (sopa) de orégano

Preparo
Massa: dissolva os tabletes de fermento com o sal colocando um pouco de leite e reserve. Numa vasilha grande, coloque farinha, óleo e a mistura do fermento. Acrescente o restante do leite aos poucos até o ponto de sovar a massa. Sove bem até ficar bem lisa. Deixe descansar por 1 hora. Depois pegue pedaços da massa e abra na palma da mão. Recheie e feche bem, pressionando as bordas (ou enrolando a borda sucessivamente) com a ponta dos dedos para a massa não se abrir ao fritar.
Recheio: corte em cubinhos os tomates e tempere com sal. Deixe escorrer numa peneira por mais ou menos 10 minutos. Após ter escorrido o tomate, misture a mussarela cortada em cubinhos e tempere com o orégano. Recheie as fogazzas e frite-as em fogo baixo e óleo quente até que estejam douradas. Deixe escorrer em papel toalha.

Saboreie com gosto!