<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d21165906\x26blogName\x3d%7B+Frugal+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://intavola.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://intavola.blogspot.com/\x26vt\x3d3774310270528278823', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

2.9.02

Livros #1

"Italianos à Mesa" traz receitas de Trentino à Sicília
adaptação do texto de Alexandra Leite

Muitos daqueles que dizem apreciar a cozinha italiana acabam associando a gastronomia deste país apenas ao macarrão e a pizza. Mas, quem entende do assunto sabe que isso significaria o mesmo que pensar apenas em feijoada e acarajé apimentado quando se fala de culinária brasileira.

Das trufas do Piemonte aos vôngoles da Calabria, quem pretende conhecer a diversidade culinária do país da bota deve ler "Italianos à Mesa - Uma Viagem Gastronômica Através da Itália", obra do ensaísta e crítico literário Paulo Vizioli.

As mais de 100 receitas escolhidas pelo autor obedecem à ordem do menu italiano: entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa, cuidadosamente escolhidos entre as regiões mais significativas, como Piemonte, Toscana, Sicilia, Liguria, Veneto, Emilia-Romagna e Lombardia.

É da Emilia-Romagna, berço da lasanha, a entrada de presunto e melão. Bem simples, basta enrolar o presunto -- de Parma preferencialmente -- em pedaços de melão previamente temperados com sal e pimenta-do-reino.

A sugestão para o primeiro prato tanto pode ser a clássica minestrone (sopa de legumes), típica de Milão, quanto uma pasta, nhoque ou risoto.

Talharim com molho de lingüiça, da Sicilia: o segredo para este gostoso ragu está no peperoncino -- pimenta italiana já encontrada em mercados brasileiros -- e no molho de tomate, que deve ficar mais de uma hora no fogo e requer bastante atenção para não secar.

De segundo, uma levíssima dourada ao forno com cogumelos, típica do extremo sul da Itália. Quem não encontrar este peixe de mar -- não confunda com o dourado, que é de água doce -- pode usar outro pescado, desde que de boa qualidade.

Por fim, a sobremesa, que pode ser tiramissù, zabaione ou o natalino panetone. Se quiser fugir destes clássicos, tente a rústica receita de ameixa recheada com nozes e chocolate amargo.

Depois deste banquete à luz de "Italianos à Mesa", será difícil você se contentar com qualquer disque-pizza.